História do TKD

Federação Brasileira de Taekwondo Olimp-WTF

Os primeiros vestígios de vida na Coréia datam de 2033 aC., quando o legendário Dan Gun fundou a antiga Coréia em Asadal. Formaram-se, então, Estados Tribais, que realizavam festas, danças e jogos. Não há muita certeza quanto à natureza desses jogos, porém, sabe-se que, por causa da caça, iam se criando métodos de autodefesa, onde eram usadas as partes mais fortes do corpo. Dentre esses métodos surgiu o Soo Bahk, Tae kyon, e Soobyokta.

Depois da época das tribos, em 670 dC., a Coréia era dividida em 3 reinos Koguryo, Paekche e Silla. O menor desses três reinos era Silla e, por esse motivo, era constantemente invadido pelos outros dois. Para defender-se dos outros reinos foi criada uma tropa de elite chamada Hwarang-Do, a qual se aprimorou na prática do arco e flecha, espada, disciplina mental e em várias formas de lutas com os pés e mãos. Esse grupo era fundamentado num rigoroso código de honra regido por cinco itens: obediência ao rei; respeito aos pais; lealdade com os amigos; nunca recuar diante do inimigo; e só matar quando não houver alternativa. Assim Silla se tornou o reino mais forte, derrotando os demais, que se ofereceram em união, formando a Coréia.

Em 1909 a Coréia foi invadida pelos japoneses e a prática das artes marciais coreanas foi proibida até o fim da segunda guerra, quando, com a derrota do Japão para os aliados, a Coréia tornou-se livre novamente. Em 1955 um grupo liderado pelo General Choi Hong Lee conseguiu unificar todas as escolas de artes marciais coreanas existentes e deu-se o nome de Tae Soo Doo para este estilo de luta. Mais tarde, esse estilo receberia o nome Taekwondo.

Em 1970 foram enviados para o mundo vários mestres para a divulgação do Taekwondo e no Brasil não foi diferente. No início dos mês de junho de 1970, chegou ao Brasil, a mando do próprio presidente da Federação Internacional de Taekwondo, general Choi Hong Hee, o grão-mestre Sang Min Cho (8º dan), com a missão de difundir e implantar na América do Sul a arte marcial coreana. Cumprindo a missão a ele confiada, o grão-mestre fundou, em 08 de Agosto de 1970, a primeira academia para prática do Taekwondo no Brasil, a atual Academia Liberdade.

Com isso, outros mestres da elite coreana, como Kum Joon Kwon, Woo Jae Lee, Sang In Kim, Kwang Soo Shin, Kun Mo Bang, Chang Seun Lim, Soon Myong Choi, Ju Yol Oh, Te Bo Lee, Hong Soon Kang, Sung Jang Hong, entre outros, também se estabeleceram aqui no Brasil, proporcionando um desenvolvimento maior da arte.

Hoje, o Taekwondo é um esporte olímpico desde as Olimpíadas de Seul (Coréia)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *